gallery/kisspng-activated-carbon-gas-charcoal-health-5b0cfa0e270149.3475821815275771021598

Informações sobre o Produto

 

É importante mencionar que uma mesma matéria prima que seja ativada por processos distintos, dará como resultado carvões com propriedades diferentes.

O processo de ativação consiste basicamente em reordenar os átomos de carbono em anéis tipo benzeno para conseguir uma estrutura cristalina retícular similar à do grafite, em outras palavras, a ativação consiste em "multiplicar" a quantidade de poros de um carvão dando como resultado uma estrutura extremamente porosa de grande área superficial disponível para realizar o processo de adsorção de impurezas que provocam odor, cor ou sabor indesejáveis.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PROCESSOS DE ATIVAÇÃO?

 

Existem basicamente dois processos através dos quais se realizam a ativação:

Processo Físico;

Processo Químico:

PROCESSO FÍSICO

 

A ativação física consiste em oxidar a matéria prima a altas temperaturas na presença de um agente oxidante, usualmente vapor de água. Devido a reação ser endotérmica é necessário gerar uma temperatura constante, normalmente em torno de 800 a 1000 °C.

PROCESSO QUÍMICO

 

A ativação química baseia-se na desidratação da matéria prima, mediante substâncias químicas e a uma temperatura média (400 a 600 °C), esta depende da substância química utilizada para ativar o carvão.

Os agentes químicos normalmente utilizados são o ácido fosfórico, o cloreto de zinco e o ácido sulfúrico.

TAMANHO DE PARTÍCULA DO CARVÃO

 

Como já se comentou, a área do carvão é interna e em consequência o tamanho da partícula não tem efeito sobre a capacidade adsortiva do carvão. E sim, tem efeito sobre a velocidade para alcançar o equilíbrio.

Por exemplo: Em uma aplicação determinada provavelmente requer várias horas de contato usando carvão granular, para obter o mesmo resultado que se teria usando carvão pulverizado e 30 minutos de contato. As desvantagens de uma menor partícula são:

No caso de carvões granulares: Maior perda de pressão.

No caso de carvões pulverizados: Menor Filtrabilidade.

PUREZA DE UM CARVÃO: CINZAS

As cinzas são compostos inorgânicos presentes na matéria prima da qual se utilizou para preparar o carvão ativado e que não se volatilizaram durante a ativação.

O conteúdo de cinzas pode associar com a qualidade de um carvão; com certeza, isto não é de todo certo, já que na realidade o importante é a parte das cinzas que são solúveis no produto que está sendo purificado.

Em muitas aplicações as cinzas não são importantes; porém existem alguns processos nos quais a presença de compostos inorgânicos, por exemplo cálcio, magnésio, ferro, etc., podem ocasionar alguma reação indesejável.

Granulometrias:

02X04mesh; 03x06mesh; 06x10mesh; 06x12mesh; 08x30mesh; 08x16mesh; 12x25mesh;

12x40mesh; 20x40mesh; 20x50mesh.

 

"Para melhor atender aos nossos clientes poderemos realizar análises do produto em uso verificando se sua porosidade está ou não em condições de saturação".

 

POLÍTICA DE QUALIDADE

"Atender as necessidades e expectativas de nossos clientes com qualidade e precisão, através de um excelente produto e atendimento."

 

 

 

 

gallery/shutterstock_1596175321
gallery/1556334389-huge
gallery/shutterstock_1596175321